quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Lição de Célula, PG, Núcleo: Berseba, Lugar de Recomeço


Berseba - Lugar de Recomeço.
PODE UTILIZÁ-LO EM SUAS MINISTRAÇÕES, SÓ LHE PEÇO
QUE DIVULGUE A FONTE CASO SEJA POSTADO EM OUTRO BLOG OU SITE
*********************************************************************************************************
Lição Exclusiva – 23/08/2011 - Primeira Igreja Batista de Mata Verde - MG


QUEBRA GELO: Você já sentiu a necessidade de parar tudo ou mesmo já foi parado por Deus para que pudesse retomar sua vida com mais força? Compartilhe.

 “Respondeu Abraão: Receberás de minhas mãos as sete cordeiras, para que me sirvam de testemunho de que eu cavei este poço” “Por isso, se chamou aquele lugar Berseba, porque ali juraram eles juntos” (Gênesis 21.30-31)

NOTA: Seba – ABUNDÂNCIA no juramento; Berseba – poço do juramento;

A vida é cheia de fases que não se limitam à idade, à nossa formação ou lugar que moramos. Ela acontece em ciclos que iniciam e encerram assim como os muitos períodos Bíblicos. Cada um desses momentos é natural e indispensável tanto para nosso fortalecimento, como para marco de novas conquistas. Vamos ver alguns exemplos bíblicos de quem esteve em Berseba:

01. ABRAÃO QUANDO SE PRECIPITOU COM AGAR
Levantou-se Abraão de madrugada, tomou o pão e um odre de água, pô-los as costas de Agar, deu-lhe o menino e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba” Gênesis 21.14

Assim como o pai da fé, estamos sujeitos a nos precipitarmos. Você já trabalhou em algo muito tempo e depois teve que desmanchar e recomeçar tudo de novo? Conte seu deserto.

É assim mesmo; renunciar a um emprego comprometedor, a um namoro ilícito, a amizade do ímpio tem seu preço. É hora de ir a Berseba.

02. Após ter sido provado, quando Deus lhe pediu seu primogênito (ISAQUE), Abraão retorna e fixa residência em Berseba! (Gn 22.19)

Cristo é Berseba para nós. É lugar de recomeço. Precisamos fixar residência nEle e não, vista-lO. Devemos permitir que Deus assuma o controle total de nossas vidas. Para você, o que é residir em Berseba?

03. CAVANDO POÇOS

Conforme Gênesis 26 os inimigos ressentidos com Isaque, entulham todos os poços cavados por Abraão, seu pai. Dalí para outros lugares ele continua enfrentando dificuldades, pois onde passava o povo contendia com ele. Você já viveu tempos assim onde tudo parecia dar errado?

Isaque tenta reabrir os poços e não tem êxito. Na terceira tentativa entende que é hora de partir para um lugar novo. Quando finalmente conseguiu, o chamou de Reobote (espaços abertos). Veja o significado deste com as situações anteriores.
Depois disso, Isaac levanta um altar ao Senhor em Berseba (Gn 26.25).

04. Antes que Israel iniciasse uma nova vida no Egito, sob o livramento da seca e da fome; foram até BERSEBA.

- Ofereceu sacrifício em Berseba, antes do novo! (Gênesis 46.1)
   PROMESSAS: - Não temas descer para o Egito!
- Eu te farei descer até lá e de lá te tirarei;
- Lá eu te farei uma grande nação!

Você é do tipo que ora antes de viver um novo momento em sua vida?
Compartilhe uma experiência de oração e bênção nesse sentido.

05. Em Berseba, somos preparados para o deserto.

Em Berseba, já desejando a morte, Elias caminha quarenta dias e quarenta noites até o Monte Horebe. Aquele era um momento especial na vida de dele, assim como na nossa quando pensamos que já vivemos e aprendemos tudo e temos que recomeçar. Se você sente que suas forças acabaram, então vá até Horebe e deixe Deus cuidar de você.

SALMO 127.2b
Aos seus amados, Ele dá até enquanto dormem

06. BERSEBA É O LUGAR DE RECOMEÇO!

- Berseba é um poço de abundância.
  Se o teu inimigo aterrar um deles. Continue até Reobote.

  Este momento aqui pode ser Berseba para você.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Atalaia - Shekinah - Ebenézer (esboço de pregação)


Vigiando, Adorando e Vencendo
PODE UTILIZÁ-LO EM SUAS MINISTRAÇÕES. SÓ PEÇO AO IRMÃO(Ã)
QUE DIVULGUE A FONTE  CASO SEJA POSTADO EM OUTRO BLOG OU SITE
*********************************************************************************************************
1 Samuel 7.12
Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem e lhe chamou EBENÉZER, e disse: “Até aqui nos ajudou o Senhor

Israel, nação eleita de Deus, sofreu muitas derrotas por perder o foco – o propósito, o objetivo maior como servos do Eterno; Dentre tantas desgraças sofridas, a desobediência a Deus lhes rendeu a perda da arca da aliança! A arca era até aqueles tempos instrumento de comunicação da shekinah (presença) de Deus. Quando Deus se manifestava, uma fumaça cobria o templo; ali havia uma reprodução da glória celeste. Olhando-a no momento da manifestação divina via-se o que Isaías tinha visto na sua visão de chamamento (Isaías 6).
A arca nas guerras era a garantia de vitória sem muito esforço; E quando a dispensavam, acreditando em suas próprias forças, eram vencidos. Nenhum homem inteligente tira Deus de sua vida. Estando com Deus, claro, iremos às guerras, mas com Ele sempre gozamos de um final feliz. Sem Deus, a perda é desastrosa.
E se a arca se for? Os hebreus viveram oprimidos quando os filisteus a levaram. E isso aconteceu por causa do pecado do povo, que os deixou vulneráveis a ataques. É o que o pecado faz na vida do cristão. É preciso vigiar, senão, o inimigo levará a shekinah de sua vida.
Renovando votos. Existem momentos em nossas vidas, que devemos renovar nossos votos com o Senhor, nos arrependendo de nossas falhas e nos voltando para Ele; Isso acontece com arrependimento: “Samuel falou ao povo: se é de todo coração que voltais ao Senhor, tirai dentre vós os deuses estranhos e os astarotes, e preparai o coração ao Senhor, e servi a Ele só, e Ele vos livrará das mãos dos filisteus” (1 Samuel 7.3)
Hora de ir à Mispa. Mispa significa atalaia (lugar de vigilância). O povo de Deus após arrepender-se e tirar o pecado é conduzido Mispa, a zelar por uma vida despojada de toda idolatria e outros pecados contra Deus.
Retaliação na vida de um adorador: é o que acontece quando estamos determinados a colocar nossas vidas integralmente na presença do Altíssimo. O diabo fica furioso. “Quando os filisteus souberam que estavam todos invocando ao Senhor em Mispa, foram contra eles...” (1 Samuel 7.7) pois sabiam do perigo ali representado. Uma vida espiritualmente estática pode deixar o inimigo satisfeito. Situações como tais estão bem explicadas aos recém convertidos por seus líderes, mas mesmo assim, poderemos temer, o que é uma reação natural. Quando Israel começou a invocar a shekinah de Deus, os inimigos subiram até Mispa para os impedir e o povo temeu. O que fazer? Decidiram continuar invocando e ofertando ao Senhor (1 Samuel 7.8). Naquele dia, enquanto cultuavam; o Senhor trovejou sobre os inimigos, fazendo dos hebreus mais uma vez, vitoriosos. Adore!
É impossível vencer quem vive na presença de Deus: Os filisteus sabiam disso, e tentaram impedir que o povo adorasse outra vez. Se você deseja restabelecer sua comunhão com Deus é preciso recomeçar bem. Somente em Mispa é possível. Somente na torre de vigilância. As perdas e derrotas do povo foram por causa da falta de vigilância. Mas quando deram conta do que necessitavam para vencer outra vez, voltaram para Deus com todas as forças e se tornaram invencíveis.
Jesus é a pedra que ajuda. Ebenézer significa 'pedra que ajuda'; esse foi o nome dado ao marco da vitória. Uma grande pedra foi erguida para que todos vissem que Deus os havia feito vencedores. E o melhor, “os filisteus foram abatidos e nunca mais voltaram ao território de Israel” (1 Samuel 7.13). Quando o inimigo tentar te assustar, lembre-se que Cristo venceu e que lhe fez mais que vencedor.
Deus quer te encontrar em Mispa para que você veja sua Shekinah e diga: Ebenézer!

Pastor Jeffson M de Almeida
atosagora@gmail.com
Seu comentário é valioso!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

A Ovelha do Salmo 23 - Editorial (esboço de pregação)

A Ovelha do Salmo 23
PODE UTILIZÁ-LO EM SUAS MINISTRAÇÕES SÓ PEÇO AO IRMÃO(Ã)
QUE DIVULGUE A FONTE  CASO SEJA POSTADO EM OUTRO BLOG OU SITE
*********************************************************************************************************
Quando cursando teologia, um grande amigo e pastor trouxe-nos a sugestão desse tema. Algum tempo depois, acabou tornando-se título de uma das minhas ministrações, e agora, compartilho aqui na rede.
Para que Jesus seja o nosso pastor, é necessário antes de tudo, nos tornarmos ovelha. Quem é pastor sabe que este só se tornará graças ao reconhecimento de suas ovelhas. Ninguém embora sendo, e jamais deixará de ser, será reconhecido como tal fora do aprisco.
O Salmo 23 é um dos mais lindos e conhecidos, mas, portanto, se desejo os cuidados desse Pastor, preciso corresponder como ovelha.
O Versículo 1 diz “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará. A ovelha é um animal completamente dependente. Sua relação de dependência é tão forte à ponto de conhecer o seu cuidador, veja: “Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem” (João 10.14), o que se resume em intimidade. É também preciso ter a marca do seu dono, e lógico, a marca de Cristo é o amor. Lembrando também que, somente pela fé alguém pode alcançar o cuidado divino: “vós não crestes porque não sois minhas ovelhas” (João 10.26) disse Jesus.
O Versículo 2 diz “Ele me faz repousar em pastos verdejantes”. Tratando-se de animais herbívoros que viviam em regiões áridas, encontrar um manancial era algo praticamente raro. Mas aqui, o salmista Davi expressa sua experiência de que o cuidado do Senhor lhe proporcionava uma vida realmente próspera, mesmo que estivesse no deserto. E continua com “leva-me para junto das águas de descanso”. Ovelhas não bebem em água corrente, são sensíveis ao barulho das águas. Então, ou o pastor às conduziam a lugares de águas tranquilas ou fazia um risco no chão à margem do rio, profundo o suficiente para que pudessem matar sua sede. Veja aqui, Deus nos abençoa de forma carinhosa. Se você estiver numa situação de angústia e pavor, lembre-se também do Salmo 46.10 onde se diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus”.
No versículo 3 Davi solicita refrigério e se dispõe a ser guiado por Deus pelos caminhos da justiça. E essa aqui é muito importante pra nós, uma vez que estamos sempre buscando o reino de Deus e que nem sempre priorizamos buscar a justiça deste (Mateus 6.33).
No versículo 4 O salmista continua se expressando como uma ovelha, às quais conhecia bem, e ilustra alguns momentos da vida como a travessia de vales perigosos cheios de salteadores e animais ferozes. Para Davi, a vara era indispensável para tratar qualquer desvio; literalmente esta servia para disciplinar. Se alguma ovelha era teimosa, apanhava. Já o cajado era um instrumento mais leve de tratamento; com ele, o pastor usava seu arco para puxar e direcionar a ovelha novamente ao rebanho. Mas não estranhem quando sentirem-se quebrados por uma repreensão. Às vezes era necessário quebrar uma das patas da ovelha, e essa devia ser carregada pelo pastor até recuperar-se; Essa experiência permitia à ovelha acostumar-se com o cheiro do pastor, e não saía mais de perto dele. A repreensão divina para Davi era o consolo que necessitava para vencer os vales perigosos.
Versículo 5 E aqui, Davi ilustra sua experiência  estando cheio da unção do Senhor para celebrar na casa de Saul que queria matá-lo. Tudo o que necessitamos para vencer nossos inimigos é a presença de Deus.
E finalmente no Versículo 6 é mostrado o resultado de se viver como ovelha do sumo pastor: bondade e misericórdia do Senhor por toda a vida. 
Pastor Jeffson M de Almeida
atosagora@gmail.com

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vencer no Tempo de Deus - Editorial (esboço de sermão)

Lutar Sempre
Vencer no Tempo de Deus
Desistir Jamais
PODE UTILIZÁ-LO EM SUAS MINISTRAÇÕES SÓ PEÇO AO IRMÃO(Ã)
QUE DIVULGUE A FONTE CASO SEJA POSTADO EM OUTRO BLOG OU SITE
*********************************************************************************************************
Algumas vezes, essa frase (título acima) aparece assim: “lutar sempre, vencer na medida do possível, desistir jamais”, ou “lutar sempre, conseguir às vezes, desistir nunca” ou ainda: “lutar sempre, vencer talvez, desistir jamais”. ‘Vencer no tempo de Deus’, como aparece acima foi minha escolha. Todos aqui concordaram em “LUTAR SEMPRE”. O comercial motivacional da TV que diz: “sou brasileiro e não desisto nunca” ilustra que, independente de qualquer coisa, o brasileiro deve se manter otimista para dias melhores, a frase duplipensada da propaganda oficial diz que, independente da exploração, do descaso, da miséria, da falta de recursos básicos, do desrespeito aos direitos humanos, da subserviência institucionalizada, da infinda opressão de impostos cada vez maiores, da infra estrutura precária, da corrupção como prática normalizada, o povo deve permanecer honesto e íntegro sempre, acreditando que as coisas mudarão. É como se a frase fosse: “sou brasileiro, e apesar de ser massacrado cotidianamente por essa política ignorante e prostituída, aceito isto, mas não desistirei nunca de alcançar meus objetivos próprios”. Esse mesmo comercial mudou a vida de milhares. A Bíblia, antes de tudo isso, já nos encorajava a LUTAR SEMPRE e diferente do anúncio ela nos mostra o caminho, a estratégia, e nos apresenta o Senhor das batalhas. O apóstolo Paulo escreveu aos Romanos (Rm 8.36 e 37) Que por amor a Cristo somos entregues a morte o dia todo. Não sei que sensação você tem ao pensar nisso, mas seja qual for, saiba também que “Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores”. Se você optou pelo amor de Cristo e está sofrendo, não é o momento de desistir, pessoas desistem de Deus e das bênçãos, mas Deus não desampara a nenhum dos seus, pelo contrário, como no texto mencionado; perseverando, somos mais que vencedores. VENCER QUANDO? Empreendendo nossa própria força, vamos viver à mercê da sorte ou do esforço, ou até mesmo na falsa auto-confiança. “Vencer na medida do possível” é a resposta de quem já aguarda a derrota e se sente impotente neste mundo, “vencer talvez” é a expectativa de quem fez de sua vida um jogo e “conseguir às vezes” nos leva a idéia do conformismo. Aqui, vencer no tempo de Deus, para quem O tem é a melhor opção. Levando em consideração que nenhumas das frases anteriores podem servir de justificativa para o tempo de Deus. Crentes de todas as partes do mundo utilizam-se da “vontade” ou do “tempo de Deus” para justificarem uma derrota. Devemos entender o TEMPO DE DEUS, pela fé, que será o momento da manifestação de Deus a favor da causa a Ele apresentada. Portanto, aguardar o tempo de Deus é continuar orando e crendo, que mais cedo ou mais tarde alcançaremos a graça. Outro ponto de concordância: “DESISTIR JAMAIS”! Em Hebreus 10.38 diz: “todavia, o meu justo viverá pela fé; e, se retroceder, nele não se compraz a minha alma” A Palavra nos diz que Deus não tem prazer em quem desiste, e que aquele que persevera será bem-aventurado (feliz). Lute sempre, não desista jamais, porque no tempo de Deus, você triunfará.

Pastor Jeffson M. de Almeida
atosagora@gmail.com

Além da Providência - Editorial (esboço de sermão/pregação)

Além da Providência
PODE UTILIZÁ-LO EM SUAS MINISTRAÇÕES SÓ PEÇO AO IRMÃO(Ã)
QUE DIVULGUE A FONTE CASO SEJA POSTADO EM OUTRO BLOG OU SITE
*********************************************************************************************************
Por que mesmo depois de experimentarmos da graça e dos poderes do mundo vindouro, ainda assim, falhamos em nossa fé? Por que nos tornamos tão céticos diante de uma necessidade, buscando sempre resolver nossos problemas com trabalho e remédio? Embora pareça simples tal abordagem, observe que em Êxodo 14 lemos que mesmo depois de terem os israelitas saído do Egito, temeram a morte e desejaram voltar a serem escravos. Diante do Mar Vermelho, Deus lhes ordena que marchem; tal milagre poderia “turbinar” a fé daquele povo, mas logo à frente o povo reclamou de pão, e quando tiveram pão, queixaram da falta de água. A queixa sempre vinha acompanhada de: ‘poderíamos ser escravos para poder comer e beber’. Veja que assim como eles, podemos estar conduzindo nossa vida em escravidão constante; Somos escravos quando somos pré-potentes e tentamos resolver nossos próprios problemas. Esse caminho do trabalho e do remédio que deveria ser opcional ou ferramenta de Deus torna-se nossa própria providência e ou nossa própria desgraça quando não alcançamos o êxito. Pergunte ao cético o que lhe fez próspero e ele lhe responderá: meu trabalho. Em Gênesis 39.21 lemos que o Senhor fez com que José alcançasse mercê diante do carcereiro. E isso responde a mais uma questão: Nosso “pistolão” é Jesus. José era talentoso, mas quem lhe concedeu graça foi Deus. Enquanto nossa visão for unicamente humana, perderemos a bênção de Deus. Mas quando descansarmos em oração e humildade, percebemos o quanto Deus nos ama. Quem vive de fato pela fé sabe que o milagre é quando realizamos o impossível e não o provável. O povo no deserto tinha anseio de providência e Deus tinha milagres. O que você vai escolher? Providência era o que o mundo, o Egito, podia lhes proporcionar e muitos possuem em nossos dias; Milagre é quando a matemática de Deus confunde o homem comum. É ter quando não se pode possuir. É ser o que jamais lhe tornariam. É superar os limites do natural. Pois saiba querido leitor: Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Você tem o Advogado que não perde uma causa. Ainda tem acesso ao Médico dos médicos. E mais, você tem parte na herança de todo ouro e toda prata. Para os momentos de necessidade, providência. Para os momentos de complexidade, Deus tem milagre para você. Creia!

Pastor Jeffson M de Almeida
atosagora@gmail.com