sábado, 6 de julho de 2013

Na Caverna de Adulão - lição de célula, núcleo, grupo pequeno.

Na Caverna de Adulão
Lição do Núcleo das terças-feiras na Primeira Igreja Batista de Mata Verde MG
Caso deseje, utilize-o como seu em ministrações, estudos, etc. Noutro caso, cite a fonte por favor! 
Dia 11 de junho de 2013
Primeiro Livro de Samuel 22.1-2

Fugir é uma alternativa para quem não suporta encarar as dificuldades impostas pela vida. Davi, no entanto, refugiou-se em uma caverna, ou seja, manteve-se a salvo temporariamente. Nesse contexto, assim como em situações onde haja identificação com o sofrimento do outro, é comum, ver agregações de indivíduos com causas em comum.

01. Na caverna de Adulão tinha pessoas fugindo de problemas que os atormentavam; eram pessoas que não conseguiam pagar suas contas, com problemas sociais e familiares e também depressivos. Você já sentiu ou sente vontade de sumir às vezes?

02. Seja sincero(a): Em alguns momentos você opta por dizer que está tudo bem; tenta até viver como se nada estivesse acontecendo; e até mesmo afirma que Deus está no controle para evitar a sua dor?

03. Quando percebe que seus problemas são maiores que você:
a. Sente palpitações, temor, dores de cabeça e nas costas que não passam com medicamentos?
b. Costuma ter pensamentos ruins?
c. Tem insônia e não consegue se concentrar numa linha do que leu?
d. Os dias frios e nublados te deixa deprimido(a)?
e. Seu humor fica facilmente alterado?
f. Sofre com perda de apetite ou sono?
g. Seu hábito alimentar é alterado?
i. Falta força para viver e realizar pequenas tarefas?

04. Também é possível refugiar-se em coisas aparentemente boas: É a nossa razão ou posicionamento religioso censurando os sentimentos e enfermidades; Assim alguns riem continuamente, contam piadas, assistem tv, vão ao culto somente para desligar-se temporariamente da dor. É o mesmo caminho adotado por alguns alcoólatras, só que, em outros recursos. Comente.

05. Comumente ouvimos oradores afirmarem que pessoas de Deus não ficam depressivas. Depressão não é tristeza, e sim, uma enfermidade como qualquer outra, e merece atenção, pois só quem já sofreu desse mal sabe o quando é doloroso e comprometedor. Elias e o próprio Jesus Cristo passaram por momentos de sofrimento psíquico. E você, como trata desse assunto?


SAINDO DA CAVERNA:
É preciso, antes de tudo, considerar que normalmente não se vence um quadro depressivo apenas numa reunião como essa. Vamos considerar alguns passos de quem, na Bíblia, saiu da caverna.

06. Todos nós temos a nossa ou as nossas cavernas onde nos escondemos. Elas podem ser desde um espaço físico a um comportamento adotado para maquiar nosso real estado de alma. Algumas posturas são verdadeiras fortalezas. Leia 1º Sm 22.5 e veja o quanto devemos lutar pela vida no mundo real.

07.  Na depressão, se tem a consciência de que já venceu problemas maiores. No entanto, nesse quadro, apenas uma palavra pode paralisar e fazer com que alguém deseje a morte. Com Elias foi assim (1º Reis 19.4), e Deus mandou um anjo para que o despertasse e o alimentasse. Logo o fazendo retomar sua jornada. É preciso pedir ajuda e permiti-la.


08. Cristo, no Getsêmani (Mt 26.36-44), nos mostrou o quão eficiente é a oração para o estado da alma e para as provações.