sábado, 21 de setembro de 2013

editorial - Primavera = tags.: evangélico, bíblico, pregação, estudo.

A Primavera Chegou

Deus cuidadosamente criou o tempo em anos e estações (Gênesis 1.14), e esses ciclos naturais não tem nenhuma relação com a queda do homem, mas, é parte da organização universal de toda a criação. Essas estações são ciclos que iniciam e terminam em seus devidos tempos. Toda a criação está sujeita a essas mudanças; Como as andorinhas, por exemplo, que migram no inverno do seu polo habitacional para lugares mais amenos e com alimentação farta, e que retornam à sua terra natal com seus bandos barulhentos para anunciar a chegada da primavera; As mulheres vivem ciclos que as preparam para a fertilidade, e claro, de forma particular reservada exclusivamente ao ser humano; As fases da lua interferem gravitacionalmente em nosso mundo, e podemos observar essa ação quando estamos no litoral, vendo o nível do mar subindo e descendo. Salomão em sua experiência e sabedoria disse que quanto às nossas vidas, há tempo para tudo; “tempo de chorar e tempo de rir”, “tempo de estar calado e tempo de falar, tempo de amar e tempo de aborrecer, tempo de guerra e tempo de paz” (Eclesiastes 3.4a, 7b-8). Concluímos que mesmo aquilo que não está associado à ação da natureza, vive ciclos, como o comportamento humano, suas perdas e conquistas.
Observamos o quanto o cristão se desenvolve caminhando com Cristo, e nesse aspecto, testemunhamos aqueles que se esfriam e aquecem na fé; Alguns chegam a hibernar, deixando de congregar ou fazendo isso com menor frequência. Igrejas vivem tempos de ânimo e infelizmente, com menor ânimo. O único que não muda é Deus, que permite tudo e é Senhor em tudo.
No dia 22 deste mês, começa a primavera no hemisfério sul, e convido-lhe a formar um bando barulhento para anunciarmos a chegada da estação das flores, da esperança, da mudança. Vamos celebrar pela fé, que dias melhores virão para nossa igreja, família e tudo quanto nos diga a respeito e glorifique ao Criador.

Beijo no coração.

Jeffson M de Almeida
pastor.

CRÉDITOS DA IMAGEM: Google Imagens

Testemunho ou "Tristemunho" - célula / núcleo / grupo pequeno - estudo

Testemunho ou Tristemunho
Lição dos Núcleos das terças-feiras - Primeira Igreja Batista de Mata Verde MG
Caso deseje, utilize-o como seu em ministrações, estudos, etc. Noutro caso, cite a fonte por favor! 
Dia 10 de setembro de 2013
TEXTO BÁSICO: Mateus 5.13 - 16

TESTEMUNHO CRISTÃO: testemunhar Cristo vai além de proferir fatos verídicos. É uma expressão viva do Senhor na vida dos seus seguidores. É viver a experiência do novo nascimento. No tempo do surgimento da igreja, era professá-lO até que isso lhe custasse a própria vida.

     01. Converter-se a Cristo, como Ele mesmo propôs a Nicodemos, implica uma mudança não somente de vida, mas de identidade. Você viveu essa experiência de conversão? Compartilhe.

02. Você é visto como um bom funcionário e ou bom aluno na escola? Você honra com os horários e não dá motivos de queixas?

03. Sua família lhe respeita como cristão?

04. Leia atentamente a Romanos 2.21-24:

a.     Conforme o texto bíblico acima, já percebeu que pessoas que não conseguem resolver seus próprios conflitos tentam interferir na vida alheia mostrando “boas intenções”?

b.    No versículo 24 fica a resposta sobre o que é mau testemunho; resume-se em afirmar ser algo que não é e prejudicar a santa imagem de Cristo. Paulo diz: “O nome de Deus é blasfemado por vossa causa”. Você considera que aquilo que o não crente pensa a seu respeito, importa?

05. Estar na igreja não é testemunho, pois há muita gente fora da igreja que é muito mais honesta, íntegra e honra com seus deveres de cidadão. O testemunho cristão contraria a ordem natural das coisas por sua grandeza. Você é admirado como cristão?

06. Você está satisfeito com seu testemunho? De 1 a 10, dê uma nota e comente-a.

07. Algumas pessoas vivem dizendo que não fariam algumas coisas porque são cristãs. Deixar de roubar, enganar, ser maledicente ou tantas outras coisas mais é um dever de um bom cidadão, e ficar expondo seus desejos reprimidos apenas revela um interior ainda comprometido. Jesus disse que apenas com uma intenção impura já se comete pecado (Mateus 5.28). Compartilhe.

08. Algumas vezes ouvimos falar de pessoas que deixam de congregar por causa de quem está na igreja. Paulo escrevendo aos Coríntios (10.38) nos exorta a não sermos motivo de escândalo nem para os que estão congregando e nem para os que estão fora da congregação. Comente.

09. Escravizar pessoas, promover guerras e tantas outras coisas já foram feitas em nome de Deus. Quantos não são aqueles que promovem discórdia e angústia para satisfazerem seus fúteis desejos e não glorificam a Deus. Em 1º Samuel 15.22 lemos que “obedecer é melhor do que sacrificar”. O testemunho de Saul seria mais importante que a oferta que ele ofereceu. Mencione situações onde oferecer culto ou qualquer outra coisa gera situações comprometedoras.

10. Para um bom testemunho fica mais uma dica; em 1ª Pedro 1.16 diz: “Sede santos, por que sou santo”.